ARQUITETURA E DESIGN     |    GARIMPO    |    ART+CULT     |    EVENTOS

Não é de hoje que o cimento é utilizado para além das estruturas arquitetônicas. Desde o movimento modernista, o visual imperfeito do material ganhou contornos poéticos, reafirmando o clássico lema brutalista da “verdade dos materiais”. Versátil e fundamental, o cimento pode ser utilizado de inúmeras maneiras na arquitetura e design de interiores: como revestimento, acabamento de alvenarias, em móveis, peças utilitárias e decorativas.

Tanta versatilidade fez com que esse elemento se firmasse como uma tendência atemporal, desdobrando-se em diversos estilos. Primeiro, vieram os ambientes industriais e urbanos, com elementos da arquitetura expostos e assumidos como estética. Agora, o movimento é de reaproximação com o essencial, com o que vem da natureza, com o handmade e o orgânico - é o chamado “Design Biofílico”. De novo o cimento reaparece, mas dessa vez de uma maneira muito mais calorosa e acolhedora, com texturas que convidam ao toque.

Cubas cimentícias da marca Concrete Nation | Imagem via concretenation.com.au

Bancos de concreto tramado feitos em impressão 3D, do Studio75 | Imagem via Dezeen

Utilitátios e cuba cimentícia da marca Gravelli | Imagem via gravelli.com

Tendência Expo Revestir: acabamentos cimentícios

Durante nossa visita à Expo Revestir desse ano, notamos a presença do cimento novamente como tendência, porém revisitado, seguindo as premissas do design biofílico. Dessa forma, vemos peças com acabamentos muito mais naturais, texturizadas e em cores que vão do tradicional cinza aos terrosos. Também vimos o material sendo aplicado em cubas e bancadas, com acabamento matte e desenho super clean. Adoramos a proposta apresentada pela Deca:

Cimento na decoração sofisticada

Engana-se quem pensa que a linguagem do concreto é reservada apenas para ambientes rústicos e industriais. Hoje em dia, os acabamentos cimentícios aliam visual e tecnologia em espaços de pura sofisticação. No retorno às origens naturais do ser humano, o luxo ganha camadas sensoriais graças ao uso de matérias-primas em sua versão mais bruta. Inspire-se:

Projeto 3D assinado pelo escritório In House Arquitetura e Design: Casa Moema

Apartamento brutalista assinado pelo arquiteto Matt Woods | Imagem via Dwell, foto por Kat Lu

Cozinha com bancada em concreto assinada pelo estúdio Mar plus Ask | Imagem via AD Magazine, foto por Piet-Albert Goethals / STØR

Mesa em concreto da marca Gravelli | | Imagem via gravelli.com

VEJA TAMBÉM

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VISITE-NOS NO INSTAGRAM

@INHOUSEDESIGNERS

© 2018 In House Interiores – Todos os direitos reservados.